top of page
O teste das múltiplas latências do sono é um exame específico para avaliação de casos de sonolência excessiva diurna. Este exame é capaz de detectar eventos de sono REM de início de sono (sleep onset REM sleep - SOREM). Estes eventos são característicos de narcolepsia, uma doença genética que causa sonolência excessiva diurna severa, entre outras manifestações.
O teste de latências é realizado durante o dia, logo na sequência de uma polissonografia, realizada na noite anterior. O paciente passa todo o dia no laboratório do sono, com a monitorização da polissonografia. Durante o dia de exame, o paciente tem 5 oportunidades de cochilar, com intervalos e duração padronizados. Os critérios diagnósticos para determinar a presença de sonolência excessiva ou narcolepsia são o número de vezes que o paciente entra em sono nesses cochilos, o tempo para entrar em sono (latência do sono) e principalmente o número de vezes que é registrada a ocorrência de sono REM.
Este exame geralmente é solicitado e interpretado por médico especialista em Medicina do Sono e/ou Neurologia. Apesar da grande instrumentação devido aos sensores e o longo período de realização, o exame não impõe maiores desconfortos ao paciente.
bottom of page